Congresso
Vocę Participaria de um Congresso Bíblico?
Sim
Năo
Ver Resultados

Partilhe esta Página



Total de visitas: 54489
A LINGUAGEM SIMBÓLICA DO APOCALIPSE
A LINGUAGEM SIMBÓLICA DO APOCALIPSE

A LINGUAGEM SIMBÓLICA DO APOCALIPSE

Rossier

APOCALIPSE capítulo 2

Versículo 6

- as obras dos nicolaítas Veja o versículo 15.

Versículo 7

- o vencedor

Vencer aqui não se refere a uma vitória exterior sobre o mundo, mas a uma vitória interior sobre a condição da igreja - uma condição que pode ser enfrentada somente mediante essa vitória.

Se alimentar da árvore da vida Gozar dos frutos da vida originada em Deus, da vida eterna, cuja fonte é Cristo: comunhão, louvor, santidade, pureza, justiça, alegria, dependência, paz e amor.

Gn 2:9; 3:22 e 24; SI 1 :3; Pv 3:18; Ap 22:2 e 14.

a árvore da vida

Cristo. Somente Ele está capacitado a dar, e Ele o faz de uma maneira perfeita. Cristo é a fonte da vida em Deus, e esta fonte jamais cessará. No paraíso de Deus Ele é a única árvore, ao passo que no paraíso do homem houve duas árvores.

Versículo 9

- os que a si mesmo se declaram judeus e não o são ... sinagoga de Satanás:

Trata se de um sistema estabelecido pela tradição na base do judaísmo. Denomina se a si mesmo o povo de Deus, e arroga para si fúteis direitos de sucessão hereditária. Na realidade, nada mais é do que uma associação religiosa que Satanás criou e que está sujeita à sua doutrina.

Versículo 10

- tribulação de dez dias

Dez períodos de tribulação. Jo 8:56; Rm 13:12; 2 Co 6:2; Hb 3:8; 2 Pe 3:8.

Versículo 14

- a doutrina de Balaão Uma doutrina, infiltrando de fora, que conduz à idolatria. Nm 24:25-25:5.

Versículo 15

- a doutrina dos nicolaítas Uma doutrina estabelecida dentro da igreja; e que prega uma pretensa santidade, mas que, na verdade, leva à uma conduta de imoralidade. Em contra partida com Pérgamo, Éfeso não deixou esta doutrina entrar e odeia as obras dos nicolaítas1). Ap 2:6.

(1) Pela composição da palavra nicolaíta no grego podemos deduzir que se tratava de pessoas, cujo propósito era dominar sobre o povo. Concluímos, pois, que já nestes dias se mostravam os primeiros indícios do chamado clero (classe de pessoas encarregadas de liderar a igreja) em contraste com os laicos (pessoas que freqüentam a igreja sem ter uma função de cargo, o povo comum) - nota do tradutor.

Versículo 17

- maná escondido

Cristo, o pão que desce do céu. Outrora, Ele Se humilhou, tornando Se homem, agora está vestido com um corpo de glória (a urna de ouro). Ele está escondido no santuário (dentro da arca da aliança), onde também  é a porção e o deleite de Deus. Ex 16:33;J06:35e41; Hb 9:4.

Uma pedrinha branca (t/J77cjJorj2 Um voto ou afirmação secreta dada ao que está recebendo aprovação.

Um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe

A relação pessoal com Cristo na nova esfera da Sua ressurreição. A expressão indica também a comunhão pessoal e secreta com Ele. Is 62:2; Ap 3:12; 19:12.

(2)Esta palavra é a mesma que temos em Atos 26:10: "E contra estes dava o meu voto." - nota do autor.

Naquela época era costume votar- se, em eleições (por exemplo do magistrado ou outra autoridade), mediante uma pequena pedra branca, na qual se escrevia o nome do candidato. - nota do tradutor.

Versículo 20

- Jezabel, que a si mesma se declara profetisa

Uma mulher de origem idólatra. Ela favorece e estimula a prática da idolatria. Ela afirma falar incumbida por Deus, mas ao mesmo tempo persegue e mata os profetas verdadeiros. 1 Rs 16:31; 18:4 e 19; 21:25-26.

Versículo 27

- com cetro{ou vara)de ferro as regerá

A associação com Cristo durante o Seu domínio. Nesta ocasião qualquer oposição contra a Sua autoridade será quebrantada. SI 2:9; Ap 19:15.

 

Rossier

 

"Estudos sobre a palavra de Deus” - Apocalipse 2