Revista Leituras Cristãs

Conteúdo cristão para edificação

Resenha: Os Sacrifícios – E o seu significado

Muitas pessoas não gostam de estudar o Antigo Testamento, pois acham muito difícil de entender. Porém, sem essas figuras e sombras do Antigo Testamento não podemos compreender totalmente as verdades no Novo Testamento. Portanto, até mesmo dos sacrifícios que foram prescritos para o povo de Israel podemos tirar preciosos ensinamentos para nós, cristãos.

Esse livro é uma compilação de uma série de pregações de Hendrik Leendert Heijkoop. No Volume 1, somos levados a meditar sobre Levítico 16, Êxodo 29 e também Levítico 1, 2 e 3.

Desde o princípio da história da humanidade vemos como o pecado se introduziu no mundo. E para que o homem pudesse se aproximar de Deus e para que Sua justiça fosse satisfeita, houve a necessidade de um substituto — para Israel, o sacrifício de animais; para nós, o Senhor Jesus.

E em todos estes sacrifícios e ofertas — seja no sacrifício pela expiação de pecados, no holocausto contínuo, no holocausto voluntário, na oferta de alimentos (ou de manjares) e na oferta pacífica (ou de ação de graças) — podemos contemplar diferentes aspectos e glórias do Senhor Jesus e da obra que Ele realizou na cruz, para glorificar a Deus, satisfazer Sua justiça e para que possamos, por meio dela, nos aproximar de Deus.

Tudo tem seu significado e tudo tem algo a nos dizer, até mesmo detalhes como: a quantidade de vezes que o sangue era aspergido sobre e ao redor do altar; a ordem decrescente do holocausto (novilho, ovelha ou cabra, e rola); a importância da gordura; o modo de preparo da oferta de alimentos (no forno e na caçoula); etc. — e tudo isso temos explicado nesse livro.

E seremos obrigados, como o autor, a exclamar: “Quão maravilhosa é a obra do Senhor Jesus! Quanto mais nos ocuparmos com ela, mais veremos sua glória; tanto mais notaremos, quão grande é a graça de Deus, e quão imenso é o amor do Senhor Jesus, que quis realizar tal obra por nós, para que pudéssemos receber estas bênçãos!”.

Ir para a loja

    • Thamires
    • 25 de dezembro de 2018
    Responder

    Muito bom!

Leave a Comment