Revista Leituras Cristãs

Conteúdo cristão para edificação

Resenha: A História da Igreja

Volume 1 e 2

Iniciando com o propósito revelado pelo Senhor, em Mateus 16, o autor relata a história da Igreja desde os dias dos apóstolos até o final do século.
Há muitos livros que descrevem essa história; aqui, porém, Andrew Miller apresenta a história sempre acompanhada pelas Escrituras, nos mostrando o caráter espiritual da Igreja e como Deus tem agido no meio dela nos últimos dois mil anos. Como ele mesmo diz: “Meu objetivo é bem maior que fazer um relato histórico. O meu desejo é conectá-lo com Cristo e Sua Palavra, para que o leitor receba a verdade e a bênção, através da graça, em sua alma”.
Até mesmo para os cristãos que não apreciam muito ler tantos fatos históricos, a leitura se torna interessante, pois o autor segue a “linha dourada da graça de Deus” que, mesmo em tempos de total ruína e escuridão, podemos ver brilhando constantemente — às vezes apenas um brilho tênue, mas sempre presente através de várias testemunhas fiéis, por exemplo, os paulicianos, albigenses, valdenses, chegando a Wycliff, João Huss e Martinho Lutero. Vemos que ela nunca esteve inativa, mesmo durante as mais densas trevas da idade média e do período do domínio e da opressão papal.
Um livro que levará o leitor a uma jornada de perseguições, mas também de superação; de guerras, mas também de vitórias; de destruição, mas também de fortalecimento.
Sejamos gratos a Deus por Sua graça que tem prevalecido e sustentado a Igreja durante todos esses anos. Podemos ver como “Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela… para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Efésios 5:25, 26).

    • Roberto Miguel Arevalo
    • 3 de novembro de 2018
    Responder

    Ja li o primeiro volume, e estou acabando o segundo, muito bom!

    • Daniel
    • 4 de setembro de 2018
    Responder

    deve ser um ótimo livro, claro, junto com a Bíblia!

Leave a Comment