Revista Leituras Cristãs

Conteúdo cristão para edificação

Auxílio ou Empecilho?

Apresentamos mais um livro com preciosos ensinamentos práticos e diversos exemplos da Palavra de Deus.

O autor nos mostra que também nós, cristãos, somos uma influência tanto positiva quanto negativa.

O livro está dividido em cinco partes, onde podemos contemplar diversos âmbitos da nossa vida nas quais exercemos algum tipo de influência — onde podemos ser um auxílio ou um empecilho através de nosso caráter, comportamento, disponibilidade, etc.

Primeiramente, observamos através de exemplos do Antigo Testamento que a negligência, a falta de advertência, a tolerância com o mal, dentre outros, pode prejudicar nossa família, amigos, outros cristãos e até afastar mais os incrédulos de Deus. Podemos não apenas ser um empecilho para alguém, mas até mesmo a causa da desgraça de um povo, assim como vemos em alguns personagens da história do povo de Israel. Um pequeno desvio nosso pode influenciar negativamente os que estão ao nosso redor; assim como Abraão influenciou Ló quando desceu ao Egito.

Também fala sobre a amizade. Temos belos exemplos de fidelidade, ajuda, verdadeira confiança em Eliú, Daniel, Jônatas, dentre outros. Mas também encontramos exemplos de amigos que foram empecilhos, como, por exemplo, Aitofel, Jonadabe, Elifaz, etc.

‘A fidelidade é irmã da amizade’. Porém, 

na realidade, somente o Senhor Jesus pode ser Amigo plenamente; do qual se refere o versículo de Provérbios 18:24: “… há um amigo mais chegado do que um irmão”. As amizades do mundo são perigosas, pois se constituem em “inimizade contra Deus” (Tiago 4:4), e podem nos arrastar a armadilhas mortais.

Algumas exortações quanto as reuniões nos confortam no caminho que pode ser difícil, mas que não devemos deixar de seguir, visto que somos exortados a não deixar de reunir-nos (cf. Hebreus 10:25).

Enfim, seja na família, na sociedade, com os irmãos ou perante o mundo, nosso com portamento é importante; pois somos o “sal da terra… a luz do mundo” (Mateus 5:13-14).

Você é um…

Auxílio ou Empecilho?

Leave a Comment