Revista Leituras Cristãs

Conteúdo cristão para edificação

Andando com o rei Davi – Exemplos na vida de fé e obra

A obra, de 216 páginas, foi escrita pelo renomado autor C. H. Mackintosh.

Antes de entrar propriamente na história de Davi, Mackintosh faz um resumo da lamentável condição do povo de Israel até a destituição de Saul e a eleição de Davi.

Depois, no decorrer dos capítulos, Mackintosh vai detalhando a história de Davi – sua unção, o episódio com Golias no Vale do Terebinto, a perseguição de Saul, etc. – e fazendo várias aplicações tanto práticas, bem como espirituais, que também podemos utilizar em nosso andar individual e coletivo, como Igreja.

Um livro onde o autor chama nossa atenção para alguns contrastes que muitas vezes passariam despercebidos em uma leitura habitual e rápida. E justamente esses detalhes nos fazem meditar mais nos maravilhosos ensinos que a Palavra de Deus tem reservado pra nós.

Alguns temas são mencionados com frequência na obra, como a dependência de Deus, a sujeição à Sua vontade, as consequências do andar humano sem Deus, mas, sobretudo, o tema principal da obra: a caminhada da fé – a fé simples como a de uma criança, independente dos recursos e meios humanos; fé que renuncia o “eu” e que glorifica a Deus; fé que coloca o poder de Deus em ação e Deus que honra a fé…

Apesar da situação deplorável em que o povo se encontrava naquela época – e em que a Igreja se encontra hoje – é reconfortante ver que “o limite do homem foi a oportunidade de Deus, e o fracasso do homem deu lugar à fidelidade divina”. Que essa verdade não seja uma desculpa para nossas falhas, mas que seja para engrandecer e glorificar a Deus também hoje.

Boa leitura!

Andando com o Rei Davi - Exemplos de Fé na Vida e Obra