Revista Leituras Cristãs

Conteúdo cristão para edificação

A Vida Eterna

A Vida Eterna

A VIDA ETERNA

 

Estava no coração de Deus dar à seres humanos a vida eterna. Ele prometeu isso antes mesmo “dos tempos dos séculos” (Tt 1:2). O fato de Ele dar essa vida às pessoas é um dom de Sua graça (Rm 6:23). Quando Deus nos dá tal dádiva, vale a pena meditar a respeito dela a fim de entender cada vez mais o que Deus concedeu àqueles que creem em Seu Filho.

 

  • A vida eterna com o Pai

O próprio Senhor Jesus é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1 Jo 5:20). Na ocasião, quando Deus prometeu a vida eterna, o Filho estava com o Pai. Portanto, ficou bem claro que a promessa de vida eterna incluía a vinda do Filho de Deus a esta Terra para realizar a obra de redenção na cruz do Gólgota. Essa era a única maneira pela qual essa promessa divina poderia ser cumprida.

 

  • A vida eterna aqui na Terra

Foi então que o Filho de Deus veio a esta Terra. Ele é o verdadeiro Deus e a vida eterna — mesmo quando viveu aqui. Mas como Ele também estava aqui como um verdadeiro ser humano, a vida eterna tornou-se visível. Ela podia ser vista e até mesmo tocada (1 Jo 1:1). Como verdadeiro ser humano, o Pai deu ao Filho ter a vida em Si mesmo (Jo 5:26).

Assim, por um lado, Ele é o verdadeiro Deus e a própria vida eterna. Por outro lado, Ele é o verdadeiro homem que recebeu a vida eterna do Pai. NEle estava a vida, e a vida era a luz dos homens (Jo 1:4). O Filho de Deus veio a esta Terra para revelar a vida eterna. Mas Ele não queria apenas revelá-la, Ele também queria comunicá-la. Esse era o Conselho de Deus desde a eternidade. Agora o Filho tinha vindo para realizar a obra da redenção, para que todo aquele que nEle crer receba a vida eterna (Jo 3:16).

Nicodemos ouviu essas boas novas. Como mestre de Israel, ele conhecia a porção dos crentes na época do Antigo Testamento. Mas nem mesmo isso ele havia entendido. O Senhor Jesus lhe explicou que, para entrar no reino de Deus, é preciso nascer de novo. Mas então o Senhor Jesus foi além. Ele não queria apenas proclamar o terreno, mas também o celestial (Jo 3:12). Ele veio do céu para a terra com esse propósito. O celestial é a vida eterna. E todo aquele que crê no Filho de Deus recebe essa vida.

 

  • Como podemos obter a vida eterna?

Para receber a vida eterna, é necessário ter fé, a saber, fé no Senhor Jesus, que morreu na cruz. Todo aquele que aceita pela fé o Senhor Jesus e Sua obra de redenção, recebe a vida eterna como o dom da graça de Deus. E aquele que aceitar o Redentor entenderá pela fé que Jesus Cristo é tanto o Filho do Homem quanto o Filho de Deus (Jo 3:14–16). Também entenderá, pela fé, que foi o Pai quem enviou o Filho para que a vida eterna pudesse ser comunicada ao crente (Jo 5:24). Portanto, a fé nAquele que o Pai enviou é a chave para obter a vida eterna.

 

  • As características visíveis da vida eterna

A vida eterna é nossa posse atual. Ela nos coloca em contato com o reino celestial, com tudo o que há no céu. Essa vida que Deus nos concedeu está em Seu Filho (1 Jo 5:11). Ela tem sua fonte e origem no eterno Filho de Deus. Ela nos é dada, mas está no Filho. Isso deixa claro que nada nem ninguém pode tocar essa vida. Como podemos nos alegrar pelo fato de essa vida estar no Filho e, portanto, eternamente segura.

Por estar no Filho, também fica claro que essa vida nos conecta com o céu. Aqui na terra, essa vida não encontra nada que seja nutritivo e revigorante. Mas tudo o que está relacionado a essa vida, está no céu. Portanto, por meio da fé, podemos nos elevar acima desta Terra e do sistema maligno “mundo” governado por Satanás e saber que estamos associados ao Senhor Jesus no céu (1 Jo 5:4).

Mas, embora esta vida nos conecte com o céu, ela é revelada em nós — os vasos desta vida — aqui na Terra. João, que escreveu em seu Evangelho acerca de como o Senhor Jesus revelou essa vida aqui, escreve em sua primeira carta que, o que é verdadeiro nEle — no Senhor Jesus — também é verdadeiro em nós, naqueles que creem (1 Jo 2:8).

A mesma vida que estava no Filho de Deus na Terra agora também está em nós, os crentes — naqueles que nasceram de Deus. Por isso, essa vida também se manifestará da mesma forma que se manifestou no Senhor Jesus. Podemos observar dois efeitos dessa vida em particular.

Por um lado, essa vida ama a Deus, de quem ela nasceu. O amor a Deus é demonstrado na obediência aos mandamentos de Deus. Por outro lado, essa vida ama todos os que têm a mesma vida. Esse amor é revelado na maneira como os filhos de Deus tratam uns com os outros (1 Jo 4:20–5:3).

 

  • O lar da vida eterna

Um dia chegaremos ao lar da vida eterna. Estaremos na Casa do Pai, no âmbito do reino do amor eterno entre o Pai e o Filho. Assim como o Senhor Jesus, teremos um corpo incorruptível e veremos a Ele, que é a vida eterna, tal como Ele é, sem impedimentos e sem nenhuma deficiência. Nós O conheceremos de maneira perfeita — assim como nós mesmos fomos conhecidos. Então, todas as necessidades serão satisfeitas. Estaremos completamente descansados no desfrute de tudo o que a vida eterna contém. Então, teremos alcançado o destino e chegado ao lar da vida eterna.

Mas já possuímos a vida eterna hoje. Portanto, já podemos desfrutar do que Deus nos deu com essa maravilhosa dádiva. Hoje já podemos conhecer o grande Deus como nosso Pai e o Senhor Jesus, a quem Ele enviou (Jo 17:3). E hoje, essa vida já pode se revelar em um ambiente que é tão oposto a ela.

C. R.


Consulte a nossa política de privacidade, clicando aqui.

boasemente.com.br