InícioEdiçõesPlanos

Revista Leituras Cristãs

Conteúdo cristão para edificação

Ananias Um discípulo do Senhor em Damasco (Atos 9:10-19; 22:13)

Ananias é o discípulo que foi enviado a Saulo de Tarso para que pudesse recuperar sua visão após sua conversão (Atos 9:10-19).

Gostaríamos de recordar o que o livro de Atos dos Apóstolos nos diz acerca do ministério que Ananias efetuou naquela ocasião.

A conversão de Saulo

Saulo, quando ainda jovem, havia consentido no assassinato de Estevão. Depois ele usou sua energia para perseguir e destruir a Igreja (Atos 8:1-3). Mais tarde, ele confessou que “dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso” (1 Timóteo 1:13; Atos 26:11).

Dominado por seu zelo religioso e investido com autoridade da parte do sumo sacerdote, ele deixou Jerusalém para viajar a Damasco. Em seu ódio implacável contra os cristãos, ele queria localizá-los naquela cidade estrangeira e levá-los presos até Jerusalém (Atos 9:1-2).

Mas ao se aproximar de Damasco, sua vida é abalada e experimenta uma profunda mudança de direção. Devido a uma luz repentina e ofuscante, ele perde a visão e é lançado ao chão. No grupo que o acompanha, ele é o único que entende a voz que se dirige a ele em hebraico:

“Saulo, Saulo, por que me persegues? (Atos 9:4; 26:14).

 

Ao perseguir os cristãos, Saulo perseguia o próprio Jesus.

O Senhor se identifica assim com Seus resgatados. Eles são parte dEle mesmo! Esta é a primeira lição que Saulo deve aprender, e é uma lição que nós também queremos gravar em nossas mentes.

Consternado, Saulo pergunta:

“Quem és, Senhor?”.

Podemos imaginar a perplexidade que sente ao escutar a voz dAquele que ele pensava estar morto e sepultado:

“Eu sou Jesus, a quem tu persegues... Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer” (Atos 9:5-6).

Em um instante Saulo perde todos os pontos de apoio nos quais ele tinha confiado até agora. Ele é apenas um pobre cego apalpando o seu caminho. Agora, por compaixão, ele é tomado pela mão e levado a Damasco. Lá ele permanece por três dias na casa de certo Judas, sem ver, e sem comer ou beber (Atos 9:8-11).

A ordem a Ananias
em favor de Saulo

O Senhor sabia exatamente onde Saulo estava, o que ele fazia ali e como se sentia.

“Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar” (Hebreus 4:13).

Ele conhece a dimensão da aflição de Saulo e responde à sua oração, intervindo de forma soberana. Ele envia um de Seus discípulos a este homem, que é considerado por todos os cristãos como um inimigo temível.

A quem Deus escolhe para tal? Certamente alguém que está preparado para essa difícil tarefa. Poderíamos pensar em um apóstolo ou em um irmão particularmente conhecido, como, por exemplo, Tiago (Atos 15:13). Mas não! Para executar Seus planos de amor, Deus frequentemente usa homens e mulheres que são desconhecidos. Deus gosta de escolher as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias (1 Coríntios 1:27).

“E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias!”.

Este crente tem um ouvido aberto para a voz de seu Mestre e responde:

“Eis-me aqui, Senhor!” (Atos 9:10).

Sua resposta faz lembrar as palavras do Senhor: “Eis aqui venho” (Hebreus 10:7) – uma declaração da maior consequência! O Filho de Deus sabia o que tudo isso envolveria se Ele se submetesse completamente à vontade de Seu Pai – especialmente os sofrimentos e a morte na cruz.

O Senhor diz a Seu discípulo:

“Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; e numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver” (Atos 9:11-12).

Apesar das instruções claras que ele acabara de receber, Ananias continua preocupado. Com ousadia, ele derrama seu coração diante do Senhor dizendo:

“Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome” (Atos 9:13-14).

Como teríamos reagido no lugar de Ananias, se soubéssemos tudo acerca de Saulo?

Há redimidos do Senhor que vivem em lugares extremamente perigosos, onde prevalece uma grande escuridão moral. Ali, o inimigo é muito ativo. Para permanecerem fiéis, esses crentes devem colocar seus medos de lado e confiar constantemente em Deus.

O Senhor não reprocha a Ananias. O que Seu discípulo Lhe disse não é um sinal de incredulidade. Então Ele simplesmente lhe responde:

“Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome” (Atos 9:15-16).

Na lista daqueles a quem Paulo deve levar o Evangelho, as nações ocupam o primeiro lugar. O Senhor quer que ele seja primeiramente um apóstolo entre os gentios. “O segredo do Senhor é com aqueles que o temem” (Salmo 25:14), e Ananias é um deles.

O Senhor decide fazê-lo participar de Suas intenções e planos com Saulo. Ele fala primeiro do campo de trabalho particularmente vasto que Ele quer confiar àquele que logo será chamado de “Paulo” (= o pequeno).

Mas no coração de Ananias não há ciúmes de forma alguma. Ele pode regozijar-se com o que Deus confia a outro (Filipenses 2:4). Ele não faz nenhuma exigência. Ele permanece humilde e obediente. Ele está cheio de amor por aqueles que passam por provações. Ele aceita para si mesmo a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2).

Não temamos quando seguimos o caminho que Deus traçou para nós. Desfrutaremos o gozo da comunhão com Ele quando obedecermos.

Fortalecido pelas palavras do Senhor, Ananias confia inteiramente nEle para executar com segurança os passos que deve dar.

A resposta de Ananias ao chamado do Senhor

“E Ananias foi, e entrou na casa” (Atos 9:17) – onde estava Saulo. Ele impôs suas mãos sobre Saulo e se dirige a ele com as palavras que lhe foram dadas pelo Espírito Santo. Elas são muito simples, mas de grande valor para uma alma em aflição.

Ele o chama de “irmão Saulo”. Em sua grande confusão, Saulo se sente confortado pela bondade que experimenta desta forma. Para seu coração endurecido, isso era algo desconhecido até então. Ele percebe que entrou em uma nova família, espiritualmente agrupada em torno de Jesus. A Palavra de Deus nos preservou este belo exemplo de afeto suave e fraternal.

Mais tarde, estas qualidades cristãs positivas também podem ser vistas brilhando no próprio apóstolo Paulo (1 Tessalonicenses 2:7-8). Ele as manifesta durante suas visitas nas igrejas e procura imitar o Senhor Jesus com todo o seu ser.

Nossa conversão produziu os mesmos efeitos que em Ananias e Paulo?

Eles se evidenciarão no trato com aqueles que estão cansados ou desanimados em suas almas. Contemplemos o Senhor Jesus nos evangelhos! Ele frequentemente foi “comovido interiormente” diante das grandes necessidades de Suas criaturas. Sejamos parecidos com Ele.

Ananias continua dizendo a Saulo:

“o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo” (Atos 9:17).

Estas palavras confirmam a visão que Saulo teve. A voz que veio do céu tinha-lhe anunciado:

“Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer” (Atos 9:6).

A mensagem de Ananias vai além: Saulo deve ser cheio do Espírito Santo.

“E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. E, tendo comido, ficou confortado” (Atos 9:18-19).

O Senhor continua Sua maravilhosa obra de misericórdia para com o novo convertido (1Timóteo 1:16). Pouco tempo depois, Saulo é encontrado entre os discípulos em Damasco, onde desfruta da comunhão fraterna.

Ao mesmo tempo, ele não hesita em pregar a Jesus nas sinagogas, afirmando “que este é o Filho de Deus” (Atos 9:20).

A menção de Ananias
em Atos 22

É interessante ver como o apóstolo Paulo volta mais tarde a estes fatos quando conta sua história de conversão a uma multidão hostil em Jerusalém. Estes momentos tão importantes de sua vida permaneceram profundamente gravados em seu coração. Ele manteve uma memória indelével dos cuidados do Senhor e do afeto experimentado da parte dos fiéis quando tinha ido a Damasco com a firme intenção de perseguir os cristãos até a morte.

No versículo 12 ele louva a Ananias como “ homem piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam”, ou seja, em Damasco.

Por ser caracterizado pela piedade genuína, Ananias era um dos que o Senhor podia usar em Seu ministério. Os frutos de sua comunhão com Deus se tornaram manifestos em Damasco. Esses, que o conheciam, podiam atestar a fidelidade em sua conduta. O apóstolo também recorda a bondade com que Ananias o tratou:

“Vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi” (Atos 22:13).

No caminho a Damasco, Saulo já havia tido seu primeiro contato pessoal com Jesus, o “Cabeça do Corpo”. Agora ele vê Ananias, que é um membro deste corpo.

Então Ananias fala da vontade de Deus para Saulo:

“O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido” (Atos 22:14-15).

Aos coríntios, o apóstolo Paulo diz mais tarde:

“não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso?” (1 Coríntios 9:1).

Ele havia sido destinado por Deus para ouvir a voz do Senhor, para dar a conhecer a todos os povos Sua graça e tornar conhecido o conselho de Deus para a Igreja.

Finalmente Ananias explica:

“E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor” (Atos 22:16).

Antes que o Senhor fosse recebido na glória, os discípulos tinham recebido dEle a missão para batizar todos aqueles que se converteriam (Mateus 28:19). Assim Paulo é batizado e se torna testemunha do Senhor – de tudo que ele viu e ouviu.

Atos 9 e 22 são as únicas passagens bíblicas que nos contam acerca deste discípulo Ananias e como ele ajudou Saulo em seus primeiros passos de fé após sua conversão.

Chamado pelo Senhor no momento certo, Ananias estava pronto para cumprir a missão que lhe foi confiada por Ele. Guiado pelo Espírito Santo, ele pôde dizer boas palavras a Saulo, conforme à situação.

Por meio de seus esforços amorosos, este humilde servo trouxe conforto a seu irmão e o fortaleceu.

“Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25:23).

Que possamos ter o mesmo desejo para sermos fiéis e estejamos prontos para sermos preparados para um ministério que podemos realizar para nosso Senhor e em comunhão com Ele.

P. L.

 


Consulte a nossa política de privacidade, clicando aqui.

boasemente.com.br