É dito aos pais:
“E vós, pais, não provoqueis a vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4 ARA), e:
“Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo” (Colossenses 3:21).
Em 1 Tessalonicenses 2:11, Paulo se compara a um pai que admoesta e consola seus próprios filhos; e Hebreus 12:7 diz:
“que filho há a quem o pai não corrija?”.
As palavras usadas em Efésios 6:4 podem ser explicadas da seguinte forma:
Havia algumas coisas fundamentais que os pais, em Israel, deviam fazer com vistas aos filhos:
Um filho sábio é um filho que guarda a lei (Provérbios 28:7), porque foi ensinado e educado desde cedo nela (comp. com Salmo 71:5,17; 2 Timóteo 3:14-15).
O ensino e a instrução na vontade revelada de Deus é, portanto, o pré-requisito para uma educação segundo Deus. No entanto, nunca se trata de uma educação puramente intelectual, mas sempre de uma formação do coração - em termos modernos: uma educação holística.
O ensino e a prática são partes inseparáveis da formação do coração. Os pontos acima a) e b) provam isso claramente.
Um livro educacional importante na Bíblia é o Livro dos Provérbios. Salomão relembra os ensinamentos de seu pai Davi (Provérbios 4:1-6). Com isso começou a educação de Salomão. Mais tarde, ele recebeu sabedoria de Deus para liderar o povo.
Mas tudo começou com Davi levando a sério a sua tarefa de educar o filho. Davi provavelmente também castigou fisicamente seu filho Salomão. Nós concluímos isso de diferentes passagens.
O castigo físico é segundo a vontade de Deus
A Sabedoria nos dá indicações inequívocas nos Provérbios:
“Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar” (cp. 19:18).
“O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga” (cp. 13:24).
“Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno” (cp. 23:13-14).
“Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma” (cp. 29:17).
“Os vergões das feridas são a purificação dos maus, como também as pancadas que penetram até o mais íntimo do ventre” (cp. 20:30).
Em Israel, de acordo com Deuteronômio 21:18-21, um filho indomável e rebelde, um guloso e beberrão, que não obedecia a seus pais e continuamente rejeitava sua disciplina, devia ser levado pelos pais para os anciãos e ser conduzido à porta de sua cidade.
Fora da cidade, os pais tinham que declarar a culpa do filho publicamente diante de todos. A seguir, o filho era apedrejado pelos moradores da cidade.
Por que isso devia ser assim?
“E todo o Israel ouvirá e temerá”.
Esse texto nos mostra como Deus julga a desobediência aos pais (Provérbios 30:17).
O castigo físico, como um meio de educação por parte dos pais, é claramente ensinado nas Escrituras (veja Hebreus 12:6-8).
Quando Efésios 6:4 diz: “criai-os na doutrina [disciplina] e admoestação do Senhor”, isto significa criá-los segundo os princípios de educação do Senhor, que são caracterizados pela disciplina (punição, repreensão) e grave exortação (nouthesia = admoestação grave).
Devemos notar ainda que o pai não deve ter culpa alguma pelo comportamento de seu filho (por exemplo, ter provocado à ira seu filho, Efésios 6:4).
Princípios Educacionais
Neste ponto, queremos destacar alguns princípios educacionais que a Palavra de Deus ensina no Novo Testamento:
Para refletir
Alguns leitores podem, eventualmente, rejeitar os pensamentos acima expostos. Talvez pareçam muito duros, acompanhado de muito pouco amor. Talvez alguém argumentará: “Deveríamos achar outra palavra para ‘castigo’ ou ‘repreensão’.”
Por trás está a ideia – claro, inconscientemente predominante – de uma herança educacional humanista. O espírito desta herança não permite, tão facilmente em nossos corações, uma educação consequente, baseada na Bíblia.
Mas, caro leitor, não podemos viver sem disciplina (educação) em um universo moral. A polícia não irá perguntar se você concorda com uma multa e pontos na Carteira de Habilitação. Mesmo na democracia o juiz irá puni-lo se você violar o Código Civil ou outras leis. Na escola medidas disciplinares são determinadas e aplicadas quando a violação intencional das regras de ordem da escola for comprovada. Há exclusões de partido, desqualificações nos esportes, sentenças de prisão dura, etc.
Você critica o castigo físico na família? Bem, então por favor considere o seguinte:
A liberdade propagada há algumas décadas de uma futura sociedade emancipada e antiautoritária não se materializou. Essa promessa foi apenas blefe, ilusão e utopia. Até mesmo alguns sociólogos do nosso tempo reconhecem isso.
Existe apenas uma maneira em que podemos contar com o sucesso na educação: voltemo-nos para a infalível Palavra de Deus.
Deus simplesmente o sabe melhor!
A. S.