InícioEdiçõesPlanos

Revista Leituras Cristãs

Conteúdo cristão para edificação

O precioso sangue de Cristo

O precioso sangue de Cristo

O PRECIOSO SANGUE DE CRISTO

 

“Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais".

(Jo 19:33–35)

Depois que o Senhor Jesus consumou a obra que Deus Lhe havia dado para fazer na cruz do Gólgota, sangue e água fluíram de Seu lado. João, inspirado pelo Espírito Santo, enfatiza esse fato de forma especial e única, deixando claro que não se trata de um rumor, pois “aquele que o viu o testificou”. Nada disso foi inventado, não, “seu testemunho é verdadeiro”. A testemunha é confiável, sim, ele “sabe que é verdade”.

Toda pessoa que, reconhecendo sua condição pecaminosa, crê nesse sangue, é redimida e justificada diante de Deus (Rm 3:23–24). Essa pessoa pode agora refletir a respeito do valor e da preciosidade desse sangue. Isso enche seu coração de gratidão e adoração.

 

As figuras no Antigo Testamento

 

“E eles mataram os bois, e os sacerdotes tomaram o sangue e o espargiram sobre o altar; também mataram os carneiros, e espargiram o sangue sobre o altar; semelhantemente mataram os cordeiros, e espargiram o sangue sobre o altar. Então trouxeram os bodes para sacrifício pelo pecado, perante o rei e a congregação, e lhes impuseram as suas mãos. E os sacerdotes os mataram, e com o seu sangue fizeram expiação do pecado sobre o altar, para reconciliar a todo o Israel; porque o rei tinha ordenado que se fizesse aquele holocausto e sacrifício pelo pecado, por todo o Israel”.

(2 Cr 29:22–24)

 

No Antigo Testamento, há muitos ensinamentos acerca dos sacrifícios de animais e instruções especiais a respeito do que deveria ser feito com o sangue dos sacrifícios. Todos esses incontáveis sacrifícios e os rios de sangue que fluíram em conexão com eles apontam para o único sacrifício do Senhor Jesus e para a perfeição de Seu sangue. Embora o que aconteceu na cruz do Gólgota tenha sido um único sacrifício, há diferentes aspectos dessa grande e maravilhosa obra. Com base nas páginas do Antigo Testamento, podemos conhecer melhor esses sacrifícios.

 

O sangue do holocausto

 

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”.

(1 Pe 1:18–19)

“Porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação”.

 (Ap 5:9)

“A igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue [literalmente: com o sangue de seu próprio]” .

At 20:28)

 

O sangue do holocausto nos mostra a excelência da Pessoa e da obra do Senhor Jesus. Devido à glória do Filho de Deus encarnado e à perfeição de Sua obra, as pessoas puderam ser redimidas de toda escravidão. Elas foram compradas para Deus a fim de servi-Lo como sacerdotes na adoração. Na mesma base, Deus comprou Sua Igreja a fim de uni-la, como a noiva de Cristo, com Seu Filho para sempre.

 

O sangue do sacrifício pelo pecado

 

“Ele é a propiciação pelos nossos pecados”.

(1 Jo 2:2)

“O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”.

(1 Jo 1:7)

Por meio de nossos pecados, ofendemos e desonramos terrivelmente a Deus, e nós mesmos fomos sujos e contaminados por eles. Mas o sangue do Senhor Jesus fez propiciação por nós. A ofensa contra Deus foi removida porque o sangue de Jesus Cristo satisfez todas as exigências justas de Deus. Esse sangue também nos beneficiou. Ele nos lavou, de modo que agora estamos completamente limpos.

 

O sangue do sacrifício pacífico

 

“Havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz”.

(Cl 1:20)

“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto”.

(Ef 2:13)

Nós, humanos, éramos inimigos de Deus, e a inimizade caracterizava nossos relacionamentos uns com os outros. Algo tinha de acontecer para nossa reconciliação. Aqui, também, o sangue de Cristo agiu. Ele fez a paz. Por meio de Seu sangue, somos reconciliados com Deus e, como redimidos, também uns com os outros. Seu sangue é verdadeiramente o sangue da reconciliação!

 

Resumo

Portanto, podemos dizer com alegria que o sangue de Cristo nos redimiu, comprou e adquiriu. Esse é o aspecto do holocausto. O mesmo sangue fez expiação por nós perante Deus e nos lavou de nossos pecados. Esse é o aspecto do sacrifício pelo pecado. Além disso, fomos reconciliados com Deus por meio de Seu sangue. Esse é o aspecto do sacrifício pacífico.

Se alguma coisa no céu e na terra pode ser chamada de preciosa, é o sangue do Cordeiro. Reflitamos a respeito disso com o coração em adoração! Isso encherá nosso coração de ações de graças a Deus por Sua dádiva indescritível. E nos curvaremos em adoração e obediência diante dAquele que nos amou e nos lavou de nossos pecados em Seu sangue (cf. Ap 1:5).

M.B.


Consulte a nossa política de privacidade, clicando aqui.

boasemente.com.br