InícioEdiçõesPlanos

Revista Leituras Cristãs

Conteúdo cristão para edificação

Teu Caminho

O Caminho que Temos Pela Frente

Temos diante de nós um novo ano. O que trará, ninguém sabe. É possível que algumas questões já nos inquietem logo no início do ano. Que decisões teremos que tomar? Com que nos depararemos? Que caminhos andaremos?

Há alguns planos e propósitos, mas só o Senhor sabe o que irá acontecer. Isso se aplica tanto ao caminho pessoal bem como ao nosso caminho comum com os demais filhos de Deus.

Muitas vezes acontece conosco como com Moisés que, tendo uma grande tarefa pela frente, recorreu a Deus, dizendo:

“Rogo-te que me faças saber o teu caminho” (Êxodo 33:13).

No Salmo 50:23 o compositor Asafe constata:

“Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus”.

Asafe não sabia, concretamente, qual caminho ele andaria, mas ele estava certo que, caso orientasse seu caminho (e também a si mesmo) conforme a vontade divina, Deus estaria com ele e o ajudaria.

A responsabilidade de dispor o nosso caminho é nossa, mas ao mesmo tempo devemos estar conscientes de que dependemos diariamente da ajuda (salvação) de nosso Senhor.

Nos livros de Salmos e Provérbios há muitas referências ao caminho do crente. Se o trilharmos em comunhão com nosso Senhor, será um “caminho de Deus” e não um “caminho próprio”.

Associado à virada do ano, e para nosso encorajamento, vamos agora lembrar-nos de alguns exemplos contidos nesses dois livros bíblicos.

1. Instrução da parte de Deus

Davi orou:

“Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade” (Salmo 86:11).

Se a intenção é que os nossos caminhos sejam caminhos de Deus, então é necessário ser instruídos pelo próprio Deus. Precisamos orar e pedir que o próprio Deus nos ensine. Pelas nossas próprias forças e com a inteligência humana, não podemos conhecer os caminhos de Deus. Salomão recorda que a sabedoria divina se posiciona nos cumes e nas encruzilhadas dos caminhos, ou seja, se manifesta justamente nos pontos em que decisões devem ser tomadas (Provérbios 8:2).

“Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei” (Êxodo 33:13).

2. Dependência de Deus

No Salmo 5:8 temos outra petição de Davi:

“Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho”.

É necessário que Deus, além de nos ensinar o caminho, também vá adiante para nos guiar. O mundo está cheio de inimigos e cheio de perigos. Somente será possível trilhar por um caminho “endireitado” se o nosso Senhor estiver diariamente diante dos nossos olhos. Suas pisadas são visíveis no caminho.

Mesmo assim, Ele se alegra se diariamente recorrermos a Ele para pedir Sua orientação e condução. Somos chamados a segui-Lo, porém jamais podemos fazer isso por forças próprias.

3. Confiança em Deus

Davi não se restringia a orar. Ele também conclamou concretamente a outros para caminhar confiando em Deus. No Salmo 37:5, ele escreve:

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará”!

A despeito de toda a responsabilidade que temos de andar o nosso caminho para a glória do nosso Senhor, e fazer o que é certo, é importante ressaltar que Deus deve agir. Não esqueçamos isso!

A nossa responsabilidade nunca pode ser separada da graça de Deus.

Por meio da oração nós encomendamos o nosso caminho ao Senhor, e a partir daí resta-nos ficar expectantes de como Ele irá agir.

4. Discernindo Deus

Salomão, o filho de Davi, escreve:

“Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Provérbios 3:6).

Novamente se trata da nossa responsabilidade (“reconhece-o”) e da graça de Deus (“e ele endireitará as tuas veredas”). Deus, por vezes, nos conduz por caminhos que não entendemos de maneira nenhuma. Doenças, preocupações, problemas na família ou no âmbito profissional são apenas alguns exemplos.

Muitas vezes nos é difícil reconhecer o caminho pelo qual Deus nos quer guiar. Porém, o pré-requisito para um caminho viável e direito está dado quando:

  • percebemos a mão de Deus em tudo que nos acontece, e
  • nos interessa saber o que Ele quer nos ensinar.

Isso o fazemos na ciência de que virá o dia em que todas as perguntas serão respondidas.

5. Um caminho em segurança

Quem não desejaria trilhar seu caminho em segurança? Salomão fala disso em Provérbios 3:23 (ARA):

“Então andarás seguro pelo teu caminho, e não tropeçará o teu pé”.

Na verdade, tropeçamos muitas vezes (Tiago 3:2), no entanto, somos exortados, no Novo Testamento, a nos conduzir de modo que não tropecemos (2 Pedro 1:10). Deus, por um lado, “é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória” (Judas 24); mas, por outro lado, nós mesmos somos solicitados a orientar o nosso caminho para que isso não aconteça. Os pré-requisitos que Salomão nos mostra, são: guardar “a verdadeira sabedoria e o bom siso” (Provérbios 3:21). Por um lado, aprendemos isso na comunhão com o nosso Senhor. Pelo outro, podemos recorrer à ajuda de irmãos espirituais.

6. Ânimo para o caminho

Pode acontecer que fiquemos desanimados de forma recorrente. O escritor do Salmo 119 sabia disso, pelo que escreveu no versículo 37:

“Vivifica-me no teu caminho”!

O desânimo pode ter motivos variados. Mas, como é bom se então vamos a Deus, e Lhe pedimos para nos renovar o ânimo e a força! Em outro lugar, Davi diz:

“No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma” (Salmo 138:3).

Se nos voltarmos ao nosso Deus, em oração, experimentaremos o mesmo.

7. Proteção para o caminho

O salmista escreve:

“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos” (Salmo 91:11).

Ao longo das circunstâncias da vida, precisamos diariamente da proteção de nosso Deus. Isso diz respeito a todos os caminhos, e a todos os âmbitos da vida.

Que bom que temos essas promessas de Deus!

Quando Paulo chegou ao fim de sua vida, tendo o martírio diante de si, ele sabia que:

“o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém” (2 Timóteo 4:18).

Com essa confiança podemos adentrar no ano que temos pela frente. Nosso Deus não mudou.

Deus tem formas e meios de nos preservar ilesos em meio a qualquer situação.

Para encerrar, gostaria de encorajar o leitor com uma palavra do profeta Isaías:

“[Deus sai] ao encontro daquele que com alegria pratica justiça, daqueles que se lembram de ti nos teus caminhos” (Isaías 64:5 ARA).

Deus vê nossas fraquezas e imperfeições, mas vê também no coração o desejo de Lhe agradar e andar pelo Seu caminho. Se esse desejo for honesto, podemos ter certeza de que, a cada dia do ano que temos pele frente, o nosso Senhor, em Sua Graça, nos “virá ao encontro” para nos ajudar.

Resumindo

  • Devemos ter o propósito de andar o caminho que Deus nos mostra e pelo qual Ele nos guia.
  • Confiemos nEle e reconheçamo-Lo em todos os nossos caminhos.
  • Ao andarmos pelo caminho certo seremos protegidos, animados e preservados.
  • Nesta confiança podemos adentrar o ano novo com coragem.

E. A. B.

 


Consulte a nossa política de privacidade, clicando aqui.

boasemente.com.br