InícioEdiçõesPlanos

Revista Leituras Cristãs

Conteúdo cristão para edificação

Um Sacrifício Legítimo - Um fato diário...

As tendas dos israelitas descansam em paz ao redor da tenda da congregação, o santuário do seu Deus.

De uma tenda, se pode ver um homem saindo. Pode-se ver imediatamente que algo o oprime. Parece que ele tem um fardo interior pesado para suportar.

Com passos pesados, ele vai ver seus animais. O pequeno rebanho se agita quando eles reconhecem o seu senhor. Ele é recebido de bom grado. Seus animais o conhecem. Muitas vezes chegava até eles para alimentá-los, dar-lhes comida e água. Curiosos, eles se juntam em volta dele. Mas hoje o homem não veio para alimentá-los.

Buscando, seus olhos deslizam sobre os animais até que ele encontra uma cabra. Lentamente ele se aproxima dela. Então ele a examina completamente para ter certeza de que ela está saudável. Ele coloca uma corda em volta do pescoço para levá-la com ele. Então ele deixa seu pequeno rebanho.

Seu caminho o leva à tenda da congregação, ao lugar onde a presença de Deus foi prometida e, através da coluna de nuvem, era visível para todo israelita. Com o animal andando ao lado dele inconsciente, ele fica cada vez mais triste. Com esses pensamentos, quando ele vê já está no pátio, o lugar onde os animais sacrificiais são abatidos. O deprime muito que ele deva sacrificar seu próprio animal.

No caminho para o santuário, outros israelitas também se encontram com ele. Quando perguntado onde ele estava indo, ele responde com tristeza que estava a caminho da tenda da congregação para sacrificar sua cabra.

Ele pecou, fez algo que Deus expressamente proibiu. Ele deve morrer pela lei de Deus se não sacrificar um animal em seu lugar. É por isso que ele está a caminho agora, e é por isso que ele está tão triste e deprimido, porque sabe que, por causa de seu pecado, seu inocente animal — que ele com atenção amorosa criou e cuidou — tem que morrer.

Outros que vão com ele e levam um animal consigo estão sérios, mas não tristes como ele. Eles estão a caminho para oferecer um holocausto ou uma oferta de gratidão a Deus. Deste modo, eles querem agradecer de todo coração a seu Deus por libertá-los da escravidão sob a qual eles sofreram tão cruelmente no Egito. Com que alegria ele estaria a caminho para fazer tal sacrifício ao seu Deus.

Mas com ele o assunto é completamente diferente. O sacrifício que tem que trazer é uma oferta pelo pecado.

Chegando ao santuário, ele entra no pátio em frente à tenda. No meio do pátio fica um grande altar, cujos quatro cantos têm extensões semelhantes a chifres. Chamas altas se erguem quando o sacerdote queima a gordura dos animais sacrificados. Ao lado estão os matadouros onde os animais são sacrificados. Os sacerdotes ajudam no abate, recolhendo o sangue nos vasos. Em uma voz triste, o homem se vira para o sacerdote para lhe dizer por que ele veio.

Juntamente com o sacerdote, ele vai para um dos bancos de abate. A cabra fica inquieta; ela sente que algo está errado. Ela não podia ter evitado que ele pecasse, no entanto, agora ela deve ser abatida pela mesma mão que costumava dar-lhe a comida.

Então ele coloca a mão na cabeça da cabra de acordo com a lei divina. Ele quer expressar, simbolicamente, que sua culpa passou para o animal sacrificial. Então ele sacrifica o animal. Rapidamente o sacerdote coloca o sangue em um recipiente à disposição. Então ele vai com o sangue para o altar da oferta queimada. Ele mergulha o dedo no sangue e passa um pouco nos chifres do grande altar. O resto do sangue ele derrama no chão ao pé do altar. Enquanto isso, o homem retirou a pele do animal para remover a gordura no interior. Agora ele separa a gordura da carne e dos intestinos. O sacerdote volta, toma a gordura e vai até o altar do holocausto, para queimar sobre o fogo segundo a instrução divina.

No caminho de volta para sua tenda, podemos notar que o homem perdeu um grande fardo. Chegando em casa, ele agradece sinceramente ao seu Deus que ele tenha sido perdoado.

Mas ele não esquece tão rápido o último evento. Muitas vezes ele ainda pensa na terrível cena do abate no santuário. A imagem do animal e do sangue derramado não o abandona. E ele leva uma coisa muito a sério em seu coração: ele terá muito mais cuidado para que isso — que ele faça algo que Deus proibiu expressamente — não aconteça novamente tão rápido. Ele não quer mais ver um dos seus animais inocentes morrendo por causa do seu pecado. Com todas as suas forças, ele se esforçará para viver obediente a Deus.

Isso é um acontecimento cotidiano?

Não, claro que não, diríamos. Pois vivemos no tempo da graça, e não no tempo da lei do Sinai. Com profunda gratidão podemos olhar para trás, para a obra da salvação na cruz do Gólgota, em frente às portas de Jerusalém.

“Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.” (Hebreus 10:14)

Mas, por mais maravilhosa que seja a nossa posição diante de um Deus santo, a questão permanece:

Como lidamos com o triste fato de que pecamos repetidas vezes como crentes?

Em 1 João 1:9 lemos um princípio que se aplica tanto a um pecador que se converte a Deus como a um crente, que perdeu sua comunhão com Deus Pai por causa de seu pecado:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.

O processo de restauração interna é ilustrado de forma impressionante em Levítico 4:27-35.

Imagine: para todo pecado que cometêssemos teríamos que sacrificar um animal que se tornou querido para nós. Aliás, isso foi uma real perda econômica para o israelita — custou-lhe algo para voltar à comunhão com Deus.

Consideremos a cena no pátio de entrada: enquanto uma mão estava sobre a cabeça do animal sacrificial (simbolizando a passagem do pecado do homem culpado sobre o animal inocente), a faca estava na outra mão.

Eu ainda sinto profundamente os eventos no Gólgota, onde meu Salvador sofreu tão terrivelmente por cada um dos meus infinitos pecados — em palavras, atos e pensamentos — e teve que morrer em meu lugar?

Posso lidar frivolamente com o pecado à luz desse sofrimento?

Não, pelo contrário — a recordação diária da morte do meu Salvador que, em meu lugar, suportou o julgamento de Deus por cada um dos meus pecados, me impressionará repetidas vezes e exercerá uma influência preservadora em minha vida.

F.R.


Sugestão de Leitura: Os Sacrifícios e os seus significados - H. L. Heijkoop


Consulte a nossa política de privacidade, clicando aqui.

boasemente.com.br